A palavra serenidade é um substantivo feminino, é da mesma família da palavra sereno, as duas derivam do latim serenus, que originou o termo serenitas (serenidade: calmo, tranquilo). Ter serenidade é expressar suavidade nas acções, mesmo diante de situações adversas e conflituosas. A serenidade está em grande parte, associada à capacidade de  lidar com situações e com outras pessoas, de forma dócil e sem influenciar o seu próprio lado emocional. 

Conheça agora os 10 mandamentos da serenidade segundo o Papa João XXIII, são eles:

#1. Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este dia, sem querer resolver o problema da minha vida, todo de uma vez.

#2. Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar as pessoas, serei delicada nas minhas maneiras, não criticarei ninguém, não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim mesmo.

#3. Só por hoje irei sentir-me feliz com a certeza de ter sido criada para ser feliz, não só no outro mundo, mas também neste.

#4. Só por hoje irei me adaptar a circunstâncias sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.

#5. Só por hoje dedicarei 10 minutos do meu tempo a uma boa leitura, pois assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a minha alma.

#6. Só por hoje  praticarei uma boa acção sem contá-la a ninguém. 

#7. Só por hoje farei uma coisa de que não gosto e, se for ofendida nos meus sentimentos, procurarei fazer que ninguém o saiba.

#8. Só por hoje farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo caso vou fazê-lo. E evitarei dois males: a pressa e a indecisão.

#9. Só por hoje serei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, como se existisse somente eu no mundo, ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.

#10. Só por hoje não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de crer na bondade. 

Considera-se uma pessoa serena? Inclua estes mandamentos no seu dia-a-dia e faça deles um hábito (saudável).

Paz e Luz!