Bem-vindo 2017!

Como popularmente se diz a cada transição de ano: “Ano novo, vida nova” – e é mesmo verdade. Temos agora 12 novos capítulos, que é como quem diz, 12 novos meses e 365 dias de oportunidades de fazer-mos no mínimo melhor. Está perdida? quer começar o ano de forma diferente para obter resultados diferentes também? eu ajudo.

Elaborei uma lista de 12 atitudes a ter no decorrer de 2017, que a ajudarão a ter um ano francamente positivo. Por cada mês, comprometa-se a atingir determinado meta. Vamos a elas?!

#1. Conheça-se

Você sabe quem você é? O que lhe faz bem? que tipo de pessoas quer perto de si? o que não quer da vida? É importante que se conheça: que reconheça as suas fragilidades (para superá-las, ao invés de escondê-las), que reconheça os seus pontos fortes (para evidenciá-los). 

#2. Viva o presente, direccione o futuro

É importante planearmos a nossa vida, dando à mesma um sentido, uma direcção. É bom sabermos que caminhos estamos a trilhar e onde queremos chegar. Porém é mais importante vivermos o AGORA, o hoje e centrarmos maioritariamente toda a nossa atenção no que se passa hoje e agora. 

#3. Tenha um tempo para si

(Só para si). Reserve um tempo do seu dia para cuidar de si, para fazer algo diferente ou não, que lhe dêem sobretudo prazer. Faça uma pequena extravagância – mime-se. Presentei-se com dia digno de princesa, com tudo aquilo que tem direito. No final do dia sentir-se-á revigorada, a sua auto-estimada estará elevada e você prontíssima para enfrentar os problemas inerentes ao dia-a-dia, com a diferença que o fará com uma aparência mais bonita e cuidada e com um sentimento de bem-estar generalizado.

#4. Não Reclame

Não fique agarrado a uma reclamação, a uma crítica. Não aceite as más circunstâncias permitindo que as mesmas se instalem por completo na sua vida. Lute! Encontre a força necessária para mudar aquilo que no seu entender não está bem. Se não houver volta a dar, saiba viver da melhor maneira possível com essa situação menos agradável. 

#5. Seja optimista

Positividade é a chave que “abre muitas portas”. Tenha uma atitude positiva perante a vida. Acredite sempre no melhor, mesmo quando a situação exigir o máximo de si, ou até mesmo, quando algo correr de forma menos positiva. Ainda assim tente tirar uma lição, aprenda…mas sobretudo siga, acreditando num amanhã melhor. A vida gosta, de quem gosta da vida!

#6. Perdoe

A si e aos outros. Não carregue o peso da mágoa e do ressentimento dentro de si. Liberte-se! Aprenda a perdoar, sobretudo porque também erramos e porque inevitavelmente precisaremos do perdão de alguém. 

#7. Não é proibido errar

E não se sinta mal por isso, é errando que aprendemos, que nos tornamos mais fortes e que não voltamos a cometer o mesmo erro com a mesma facilidade.

#8. Seja grato

Por tudo aquilo que tem, que conquistou; pelos amigos, pela família, por tudo…absolutamente tudo. Achamos erradamente que nunca temos o suficiente, e por mais que tenhamos, ainda assim acharemos que faltará sempre mais alguma coisa. Olhe ao seu redor, estou certa que perceberá que tem exactamente aquilo que precisa: nem mais nem menos. 

#9. Realize os seus sonhos

A vida sem sonhos e sem objectivos, é uma vida sem graça (corra atrás dos seus). Não importa se ambiciona uma casa com piscina ou se adorava conhecer outro país. Qualquer sonho que tenha é válido, seja ele qual for. Portanto, aquele sonho fechado na gaveta, está à espera de si para mudar a sua vida. Pense nisso!

#10. Apresente-se ao mundo como você mesma

Sem máscaras e sem receios. Sinta orgulho da pessoa que é, da imagem que você tem. Orgulhe-se do seu corpo, do seu cabelo…da sua história. 

#11. Preocupe-se com o próximo

Não precisa transformar-se em nenhuma Madre Teresa de Calcutá, mas faça algo que esteja ao seu alcance, mais não seja olhar nos olhos das pessoas: cumprimentá-las, dizer “obrigada”. Se possível for interaja com alguma associação local, doe roupas, alimentos…plante a semente do bem!

#12. Seja feliz

Não por mim, não por um relacionamento ou por motivo qualquer que não seja VOCÊ. Sim! Seja feliz por si, somente por si. Combinado?

Feliz Ano Novo!

Paz e Luz