Agnes Gonxha Bojaxhiu nasceu no dia 26 de Agosto de 1910 em Skopje, Albânia (actual capital da Macedónia). Iniciou os seus estudos em uma escola pública e mais tarde ingressou na Congregação Mariana. No dia 29 de Setembro de 1928 entrou para a Casa das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto em Dublin, Irlanda. Em 24 de maio de 1931 proclamou os votos de pobreza, castidade e obediência, recebendo o nome de Teresa, adotou esse nome em homenagem a Santa Teresinha de Lisieux. Madre Teresa deixou as Irmãs do Loreto no dia 12 de Abril de 1948 e em 1950 fundou a Congregação das Missionárias da Caridade. Pela solidariedade prestada, a ordem recebeu Sanção Canônica do Papa Pio XII, e em 1963 o governo indiano concedeu-lhe a medalha Senhor Lotus, pelo reconhecimento da sua obra. Em 1971 o  Papa Paulo VI atribui a Madre Teresa o primeiro prémio Jawaharlal Nehru da Compreensão Internacional.

Madre Teresa de Calcutá recebeu o Prémio Nobel da Paz em Outubro de 1979. No mesmo ano foi nomeada embaixadora do Papa em todas as nações pelo Papa João Paulo II, e muitas universidades deram-lhe o título Honoris Causa (por causa de honra). Em 1980 Madre Teresa recebeu a ordem Distinguished Public Service Award nos EUA, em 1985 Madre Teresa recebeu do Presidente norte-americano Ronald Reagan a medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta condecoração do país. Em Agosto de 1987, é condecorada com a Medalha de ouro do Comité Soviético da Paz na União Soviética, e em  Agosto de 1989 realizou o sonho de abrir uma casa de caridade na cidade de Albânia. Madre Teresa de Calcutá morreu no dia 05 de Setembro de 1997, após sofrer uma parada cardíaca. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em Roma no dia 19 de Outubro de 2003. A canonização de Madre Teresa de Calcutá foi celebrada no dia 4 de Setembro de 2016, na Praça de São Pedro pelo pelo Papa Francisco.

A falta de amor é a maior de todas as pobrezas

No post de hoje, a Mestre Espiritual por nós escolhida, foi a Madre Teresa de Calcutá. Gostaria de saber mais a respeito de algum outro Mestre Espiritual, você tem algum que considere especial? Já sabe que contamos sempre com a sua opinião 🙂.

Paz e Luz!