É importante referir que a Ansiedade é um estado mental e emocional absolutamente normal e útil ao ser humano. A ansiedade é uma emoção caracterizada pelo desejo repentino de fazer algo (sem pensar nas consequências) muitas vezes acompanhada de comportamento nervoso, é um sentimento de inquietação e preocupação ou seja reacção exagerada a uma situação . Ansiedade não é o mesmo que medo, que é uma resposta a uma ameaça real. A ansiedade é muitas vezes acompanhada por tensão  muscular inquietação, fadiga e problemas de concentração. Quando atinge um valor extremo causa transtorno de ansiedade (Ansiedade Patológica)

CAUSAS E SINTOMAS DA ANSIEDADE: Segundo Drauzio Varella “Os distúrbios de ansiedade são provocados por desordens do sistema nervoso simpático, que libera na circulação, quantidades impróprias dos hormônios envolvidos na reacção do stressMas existem outros factores que causam a ansiedade como problemas de sono, preocupações excessivas, tensão muscular, Medo e Insegurança, traumas passados e abuso de drogas, álcool ou medicação. A ansiedade apresenta sintomas como: Insónia, Ataques de Pânico, Tensão muscular, Tremores, Falta de Ar (respiração ofegante), Dor no Peito e Batimentos Cardíacos acelerados. 

Podemos combater a ansiedade no dia a dia de forma fácil e pratica. Conheça agora quatro remédios naturais para combater a ansiedade, são eles:

# Camomila é uma das mais conhecidas plantas medicinais, utilizada como remédio natural para muitas doenças. Esta planta é bastante usada em forma de chá, podendo ser tomado a qualquer hora do dia ou da noite, suas folhas secas são ricas em substâncias bioactivas. É excelente para combater os sintomas causados pela ansiedade, ajuda a reduzir a tensão muscular, aumenta a calma e melhora a qualidade do sono.

Chá Verde é proveniente de uma planta chamada de Camellia sinensis, é bastante conhecido e  utilizado para reduzir o peso, ajuda a activar o metabolismo, promovendo maior gasto calórico. O chá verde contém um aminoácido chamado de L-teanina, que tem a capacidade de reduzir a pressão arterial e auxiliar no controle dos batimentos cardíacos.

# Erva-Cidreira (Melissa officinalis) é uma planta medicinal também chamada de  melissa-romana ou bálsamo-de-limão, é um hipotenso moderado que pode diminuir palpitações do coração causadas pela tensão, actuando também na parte do cérebro, que controla o sistema nervoso autónomo, pode ser consumida em forma de chá ou cápsulas como suplemento, ajuda a relaxar, melhora a qualidade do sono, indicado também para o tratamento da depressão, enxaqueca, e perturbações nervosas.

Ómega 3 é uma gordura saudável que possui diversos benefícios para a saúde, contém propriedades anti-inflamatórias, ajuda na produção de neurotransmissores que são fundamentais para equilibrar o humor e controle do stress  pode ser consumido através da alimentação, sendo bastante encontrado nos peixes, frutos do mar, na linhaça, no azeite de oliva, nas castanhas e nozes, entre outros alimentos. 

Paz e Luz!