O banho místico, constitui um instrumento por via do qual se usa um dos mais fortes elementos mágicos: a água.
A água combinada com outras substâncias místicas de reconhecidas funções esotéricas (como o sal que é reconhecidamente uma substancia altamente desagradável a forças negativas, e por isso protectora), e processada através de rituais, pode constituir um poderoso meio de atracção de forças espirituais e de influencias energéticas altamente beneficiadoras dos mais diversos fins. Os banhos místicos são formas de limpeza da aura e de reequilíbrio dos centros energéticos do corpo (chakras).

Na teoria espiritual, afirma-se que temos um corpo físico e um corpo espiritual. Se o corpo físico vai acumulando sujidade e doenças e por isso necessita de tratamento e limpeza, o mesmo sucede com o nosso corpo espiritual ou celestial.
Ao longo do tempo, o nosso corpo celestial vai sendo contaminado com energias negativas, vai sendo infestado com todo o tipo de distúrbio ou maldade espiritual que nos é dirigido. Assim sendo, os banhos místicos são formas de, em combinação com a água e outros elementos possuidores de propriedades místicas reconhecidas, alcançar uma limpeza e reequilíbrio espiritual.
Há também quem admita uma função mais activa do banho místico, defendendo que realizado com as substancias adequadas e aliado de certos rituais, pode atrair forças e influencias espirituais altamente favoráveis aos nossos desejos. 
Em rituais sentimentais, o banho pode servir para cobrir o praticante desta técnica com características místicas extremamente favoráveis a aspectos relacionados ao amor. Em rituais dedicados a fins materiais e financeiros, este tipo de banho, pode fazer afluir fortes apelos a boa sorte e desbloqueio de caminhos financeiros.

Paz e Luz!