A aromaterapia beneficia o ser humano na sua plenitude, criando condições favoráveis no todo: corpo, mente e espírito – o ser humano curar-se-á a si próprio (podendo tratar inúmeros males de forma isolada).

Os benefícios da aromaterapia são sentidos nas seguintes vias de actuação: 

  • Absorção Cutânea – a pele pode absorver substâncias oleosas, entre as quais, os óleos essenciais.
  • Absorção pela via respiratória – quando inaladas, as moléculas dos óleos essenciais entram nos pulmões, onde depois exercem os seus magníficos efeitos terapêuticos.
  • Olfacto e a mente – os óleos essenciais libertam moléculas que são detectadas pelas células olfactivas das fossas nasais. Esta informação é então enviada para a região límbica do cérebro, que está relacionada com as nossas subtis reacções emocionais, amnésicas, sexuais e intuitivas. Podemos assim concluir que os aromas podem influenciar o nosso corpo, assim como as emoções. Tal como a música, os aromas podem fazer-nos recordar.

Espalhe gotas perfumadas no seu dia-a-dia. A vida, envolvida em suaves aromas, é bem mais sorridente.

Descobriu-se que os efeitos emocionais e os físicos podem perdurar bastante mais, quer o aroma seja ou não perceptível. Quando não gostamos de um cheiro somos capazes de bloquear o seu efeito ao nível do sistema nervoso central (é por isso sugerido, que as pessoas devam usar os óleos essenciais de que mais gostam – especialmente em situações de tensão e fadiga geral).

  • Preferências olfactivas – não existem duas pessoas que tenham o cheiro igual. As pessoas que apreciam comida temperada com especiarias, tendem a gostar de essências fortes e penetrantes como o patchulli e o gengibre, já os grandes consumidores de lacticínios têm como sua preferências as essências florais mais leves e suaves.

A aromaterapia diz-nos que devemos guiar-nos pelas nossas preferências aromáticas. É o nosso sexto sentido que nos conduz às essenciais que melhor se coadunam com as nossas necessidades físicas e emocionais do momento. O conjunto formado pelo corpo, mente e espírito cura-se a si próprio desde que tenha a oportunidade para isso. Ao criar-se condições favoráveis a todos os níveis, a cura surgirá de forma natural.

Paz e Luz!