Brahma é o primeiro Deus da Trimúrti (a trindade do hinduísmo), é o Deus da musica e das canções, e considerado pelos hindus a representação da força criadora activa no universo. Como primeiro membro da trimúrti hindu, Brahma representa a força de Criação, enquanto Vishnu e Shiva representam as forças de Conservação e da Destruição (ou renovação e transformação). Brahma possui quatro cabeças, pois quando criou a Deusa do conhecimento(Sarasvati), ela corria para todos os lados e para cada lado que ela corria nascia uma cabeça a Brahma, que significam todas as direcções do conhecimento.
Em suas quatro mãos Brahma sustenta um lótus, os vedas, japamala, e um vaso contendo amrita. O Lotus representa o símbolo da pureza, os vedas são as escrituras sagradas contendo todo o conhecimento da criação e o meio para o conhecimento. o amrita é o néctar da imortalidade.
No passado, Brahma era considerado o maior dos deuses por ter criado o universo, mas com a ascensão de Krishna e Vishnu na devoção popular, diminuiu a sua importância e passou a ser menos venerado.

Paz e Luz!