Pele seca. Mente dispersa. Lentidão. Problemas em dormir. Sente-se triste. Alguns destes “sintomas” são-lhe familiares? A auto-massagem é uma metodologia que promove a saúde e proporciona-lhe uma sensação generalizada de bem-estar. 

A palavra massagem é de origem grega e significa amassar. A massagem existe desde a pré-história, os homens antigos aplicavam a fricção como forma de protecção contra lesões e infecções. Os primeiros a fazer referências sobre as propriedades curativas da técnica de massagear o corpo foram os chineses, em livros com quase 5000 anos. Também existem registos das civilizações antigas como os egípcios, hindus, gregos, romanos e japoneses que fizeram referências aos benefícios desta técnica. As massagens sofreram diversas modificações, ganhando muitas vertentes, manobras e técnicas que se aperfeiçoaram com o passar dos anos.

Abaixo enumero cinco razões para praticar a auto-massagem e vivenciar na 1ª pessoa os benefícios da mesma, ei-los:

#1. Rejuvenescer o corpo e a mente – Quando você começa o seu dia com uma auto-massagem de 10 minutos, você conseguirá encontrar-se. Uma massagem mais energética revitaliza o seu corpo e a sua mente – o que ajuda se estiver sentindo-se mental ou fisicamente desgastado. Uma auto-massagem mais descontraída enquanto se concentra na sua respiração ajuda a sua mente a desacelerar e o seu corpo a relaxar.

#2. Promover a juventude – A auto-massagem aumenta a sua vitalidade, promovendo uma pele macia e brilhante. Os seus efeitos desintoxicantes, energéticos e de equilíbrio promovem as qualidades que associamos ao fato de sermos jovens, como resiliência, alegria e vitalidade.

#3. Desintoxicação – Sentimos mal-estar por causa do acumulo de toxinas. Enquanto você massageia o seu corpo, você está a promover a limpeza de impurezas e toxinas através da sua pele. 

#4. Amor próprio e auto-estima – A auto-massagem é um dos actos mais incríveis de auto-estima e amor. Ao ter 10 minutos todas as manhãs para essa prática, você desliga o seu crítico interior e activa a sua capacidade de relaxar, sentindo-se assim um ser bonito e feliz.

#5. Prevenção – A auto-massagem proporciona o equilíbrio do funcionamento dos órgãos, através do toque em determinados pontos do corpo. O simples gesto de tocar o próprio corpo é um caminho auto-educativo e feito com conhecimento actua na prevenção e tratamento de doenças.   

Agora que já conhece (alguns) benefícios da auto-massagem, não perca mais tempo e cuide de si.  

Paz e Luz!