O Crisoprásio ou Crisópraso vem do grego chrysos que significa ouro e prasion que significa verde. Conhecida como a pedra da esperança, os antigos gregos honravam essa pedra e o seu valor era considerado o equivalente ao do ouro. Os gregos acreditavam que o Crisoprásio protegia contra a depressão e o mau humor, era utilizada pelos gregos e romanos para confecção de lacres oficiais e camafeus.  No Egipto, o Crisoprásio era usado como pedra de protecção, de cura e contra a magia negra.  Durante o período barroco (Séc. XVII e XVIII) foi utilizado amplamente como imitação do jade chinês tanto na confecção de jóias, como em elementos de decoração. 

               Artigo disponível no Centro Nayana

O Crisoprásio com os seus tons verde calmante, é uma pedra indicada para problemas de coração, estabiliza a circulação sanguínea e o sistema nervoso. É muito recomendada nos casos de endurecimento das artérias, ajuda na depressão, hipertensão, próstata, impotência sexual, dores de cabeça, enxaquecas e falta de apetite.
Transmite calma e sensação de equilíbrio, é uma pedra de esperança e renovação que gera fidelidade e harmonia entre aqueles que se amam. Indicado também para a incapacidade de adaptação, introspecção, harmonia, auto-reconhecimento e crescimento espiritual. É óptima para atrair amigos e obter sucesso em novos empreendimentos. Também reduz complexos de superioridade e inferioridade, e equilibra as energias yin-yang.

Paz e Luz!