Você presta atenção ao padrão de palavras que usas? As palavras não devem ser ditas ao acaso, pois tudo o que dissemos afeta e tem conexão com a nossa vida.
Um estudo realizado na Universidade VU em Amsterdã descobriu que pessoas extrovertidas escolhem palavras muito diferentes dos introvertidos. Os introvertidos preferem falar em termos mais concretos e específicos e usam uma linguagem cautelosa, com “talvez” e “provavelmente”, enquanto os extrovertidos escolhem palavras mais vagas e abstractas, mas expressam directamente os seus desejos.

Confira abaixo uma lista de palavras tóxicas que você deve eliminar da sua vida:

#1 Culpa: Usamos essa palavra muitas vezes, mas não entendemos plenamente o seu significado. Sentir-se culpado quer dizer que existe algo errado em nós, que os nossos comportamentos ou características pessoais são inadequadas, e esse sentimento provoca em nós uma grande angústia e tristeza. Ao invés de dizer que algo é culpa sua, diga frases como: Sinto muito ou lamento pelo que fiz.

#2 FracassoHenry Ford disse que “o fracasso é uma grande oportunidade para começar de novo com mais inteligência” se analisarmos profundamente, o fracasso realmente não existe, é só outra palavra para uma lição de vida. Todas as vezes que falhamos, estamos aprendendo uma maneira errada de fazer as coisas, e isso aproxima-nos cada vez mais do sucesso, do que é certo. Ao invés de referir-se aos seus erros como fracassos, trate-os como experiências de vida.

#3 Dever: A palavra dever representa todas as coisas que não queremos, mas precisamos fazer. Muitas pessoas vivem as suas vidas dando apenas valor aos seus deveres, e nunca aos seus desejos. Isso não é saudável e pode levar à insatisfação. Procure as coisas que façam melhor à sua vida. 

#4 Impossível: Usamos a palavra impossível em excesso, o hábito de considerar tudo difícil demais, faz-nos fechar as portas para um mundo de oportunidades que podem ser conquistadas com determinação e dedicação. Quando o objectivo parece impossível para você, não mude seu objectivo; procure uma nova maneira de chegar a ele. – Confúcio

#5 Ódio: O ódio é uma emoção tóxica totalmente prejudicial, especialmente para a pessoa que conserva esse sentimento dentro de si mesma. É provável que o que chamamos de ódio seja na verdade, rancor, frustração ou raiva. 

#6 Sempre: Esta palavra sugere estagnação, imobilidade, e por isso não condiz com a realidade, porque as coisas estão em constante mudança. Esta palavra geralmente denota uma resistência à mudança e a evolução, e por isso deve ser usada com muita cautela.

#7 Nunca: Assim como a palavra sempre, o nunca também remete à imobilidade, e portanto não condiz com a realidade da vida. Esteja aberto à mudanças. 

#8 Problema: Nós associamos a palavra problema a dificuldades, e quando a usamos em excesso, o nosso cérebro reage entrando em modo de stress e ansiedade. Substitua  o problema pela palavra desafio.

#9 Algum diaMilton Erickson disse que “um objetivo sem encontro é apenas um sonho”. Se você é uma pessoas que sempre diz a si mesma “algum dia eu farei”, então é provável que você tenha colocado em pausa seus projectos. Essas palavras geralmente escondem o medo do fracasso, ou a falta de confiança nas próprias habilidades. 

#10 Tentar: Muitas vezes quando dizemos que vamos tentar algo, transmitimos a mensagem de que não estamos confiantes ou comprometidos o suficiente, ou que não acreditamos na a nossa capacidade de ser bem-sucedidos. 

Paz e Luz!