Empatia: é a capacidade psicológica para sentir e tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objectiva e racional o que sente outro indivíduo.


Com origem na palavra grega empatheia, que significava paixão, a empatia pressupõe uma comunicação afectiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos. A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como os outros tomam as decisões.
A empatia leva as pessoas a ajudarem-se umas às outras e está ligada ao altruísmo (amor e interesse pelo próximo).

A empatia é muitas vezes confundida com a simpatia. A simpatia envolve, na verdade, ser afectada pelas percepções, opiniões e sentimentos da outra pessoa, resumindo a simpatia é a forma que você trata os outros, e a empatia a forma como você vê e respeita os outros.
Praticar a empatia no seu dia a dia fará de você uma pessoa mais perceptiva, respeitosa, analítica, comunicativa e motivacional. Seja um melhor ouvinte, não julgue tanto os outros, seja justo e respeita as diferenças (são elas que fazem o mundo).

Paz  e Luz!