Já ouviu falar em Ayurveda? Um estilo de vida que mantém em equilíbrio o nosso lado emocional e físico. Vamos então perceber mais a respeito desta milenar terapia.

Desenvolvida e praticada pelos antigos sábios da religião e tradição védica. A palavra ayurveda, significa “ciência da vida humana / conhecimento da vida humana” em sânscrito (ayur = vida e veda = conhecimento). Existem registos a respeito desta medicina holística, originária da Índia que data de pelo menos 5000 anos atrás. Esta medicina teve origem devido à observação da natureza no seu todo, onde nós seres humanos, naturalmente somos parte integrante.

Esta medicina é tida como uma das mais antigas, e com um dos mais completos métodos de cura e prevenção de saúde. É considerado como tendo sido o 1º sistema médico a manifestar uma concepção holística do ser humano, integrando: a mente, o corpo e o espírito (as emoções) ensinando-nos a sermos íntegros em todos os campos da nossa vida – promovendo desta forma, a nossa saúde um bem – estar de forma generalizada, ou seja, a saúde física, vitalidade, harmonia e estabilidade emocional e mental.

Somos todos diferentes e cada um com necessidades específicas

Esta referida harmonia, é conseguida através da utilização de diversos métodos naturais que a medicina ayurvédica tem ao nosso dispor, tais como: rotinas diárias, alimentação personalizada, terapias de cores, sons, meditação, pedras e claro está actividade física regular (yoga), entre outras.

Esta é uma medicina que sobretudo promove a auto-cura através do autoconhecimento. Ajuda a pessoa a descobrir o seu potencial interior e manter equilibrada a sua harmonia a todos os níveis. O conhecimento do ayurveda permite-nos e proporciona-nos um conhecimento consciente do no “EU” enquanto seres humanos, assim como de forma saudável, ajuda-nos a interagirmos com o ambiente que nos rodeia bem como os outros seres humanos que nos rodeiam.

Paz e Luz