Já sabemos que as terapias holísticas ou  ajudam-nos a ter uma vida mais tranquila, elevam a nossa auto-estima e auto-confiança promovendo assim mais qualidade e bem-estar para a nossa vida. 

Conheça agora algumas das principais terapias holísticas, são elas: 

AcupuncturaÉ a aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados (Pontos de Acupunctura), para obter efeito terapêutico em diversas condições.
Este tratamento existe a mais de 5.000 anos, e continua activo até hoje. 
A acupunctura restaura o bom funcionamento energético do nosso organismo, de uma forma natural, sem uso de produtos químicos, nem biológicos, apenas reequilibrando a electricidade corporal, que é a responsável pelo bom funcionamento de todos os órgãos e tecidos. 

Aromaterapia: É uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura. Os óleos essências da aromaterapia são óleos extraídos de plantas, que tem sido usadas por milhares de anos antes da técnica de destilação de óleos ter sido descoberta. 

Ayurveda: É a ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 7mil anos, é um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa em sânscrito: ciência da vida (ciência=veda, da vida=ayur). É conhecida como a mãe da medicina e continua sendo a medicina oficial da Índia e tem sido aplicada em todo o mundo.

Cura Prânica: É uma das primeiras formas de terapia aplicada conscientemente pelo homem, os seus registos remontam a milhares de anos nos textos sagrados indianos. O seu objectivo é de estabelecer o equilíbrio da vitalidade do organismo, detectando e corrigindo as desarmonias.  

Fitoterapia: É o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças (do grego therapeia=tratamento e phyton=vegetal). Surgiu de forma independente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 A.C quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.

Reiki:É uma prática enquadrada no vitalismo, tem por base a crença na existência da energia vital universal Ki (versão japonesa do conceito chinês Qi ou Chi), manipulável através da imposição de mãos. Através desta técnica, os praticantes acreditam ser possível canalizar a energia universal e restabelecer o equilíbrio natural (espiritual,  emocional e físico).

Cromoterapia é a prática  de utilizar cores na cura das doenças, com o objectivo de harmonizar o corpo, actuando do nível físico ao mais subtil. 
Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe,  pesquisou as cores durante cerca de quarenta e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul calmantes, o amarelo provoca sensações de alegria e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.

Shiatsu: Esta técnica é  feita através da pressão, com as mãos e dedos nos pontos vitais do corpo, que ajudam a reequilibrar a nossa energia interna, para uma cura natural e progressiva. 

Além das que acabamos de citar, existem outros tipos de terapias holísticas, e todas ajudam no nosso equilíbrio emocional e contribuem para o nosso auto-conhecimento, desenvolvimento pessoal e eliminação das emoções negativas, proporcionando assim mais saúde, harmonia e paz interior.

✎ Já experimentaste alguma das terapias citadas? O que fazes para cuidar da tua mente e  do teu corpo? Deixe-nos saber a sua opinião.

Paz e Luz!