Sabia que a cor de uma vela pode atrair determinada energia de acordo com a sua cor? Desta forma algumas cores são mais indicadas que outras, para determinados tipos rituais. Abaixo segue uma lista de correspondências (cor por cor) onde poderá escolher entre variados fins, qual a cor correspondente mais adequada. Caso não tenha a vela da cor corresponde à situação que pretende “alcançar”, poderá utilizar uma vela branca – pois contém nela todas as cores. Ainda assim durante o ritual visualize a cor desejada durante o mesmo.

Preto – absorve todas as cores, e é muitas vezes usado para absorver ou banir a negatividade. Ela inverte maldições e feitiços. Use para a protecção, banimento, repelindo magia negra, e livrar de maus hábitos. Ela aumenta a força interior, resistência e auto-controle, e pode ser usado em meditação para aprofundar o inconsciente. Também queimado para cura poderosa e apoio através de perda e luto. Signo: Escorpião, Capricórnio.

Branco –  Simboliza a pureza e a inocência – (contém todas as cores). Pode ser usada para a purificação, paz, cura, verdade e sinceridade, a limpeza, a espiritualidade, a clareza, plenitude e alegria. A vela de cor branca pode igualmente proteger, repelir energias negativas, aliviar a tensão e ajudar na meditação. Signo: Caranguejo.

Cinzento – Esta cor neutra, simboliza estabilidade, pode ser utilizada para neutralizar influências negativas. A cor cinza/prateada afasta sentimentos de complexos de inferioridade, protege, estabiliza energias, e promove a paz interior. Signo: Aquário.

Dourado – Está relacionada com o sol, iluminação, energia e força. Simboliza – sorte, sucesso, riqueza, comunicação, persuasão, vitória. Signo: Leão.

Rosa – Simboliza todas as variações de amor: família, amizade, relacionamentos. A vela de cor rosa, é frequentemente utilizada para questões relacionadas com o amor, compaixão, perdão, alegria, harmonia, sensibilidade, a cura emocional e espiritual e amor-próprio. Também está relacionada com com estados de espírito com a ansiedade e ou depressão. Signo: Leão.

Roxo – É a cor do chakra do terceiro olho. Pode ser utilizada como protecção espiritual, cura, respeito, honra, sabedoria, purificação, sensibilidade e crescimento espiritual. Meditar regularmente com uma vela roxa pode proporcionar uma melhoria na qualidade do sono. Signo: Sagitário.

Verde – A cor verde está associada à natureza, ao crescimento e à fertilidade. É igualmente uma cor associada ao dinheiro e o sucesso financeiro. Use-a para a sorte, prosperidade, abundância e generosidade. Signo: Touro, Caranguejo.

Amarelo – Use-a para a confiança, encanto, persuasão, sabedoria, força mental, concentração, comunicação, memória, lógica e aprendizagem. Esta cor favorece o seu poder pessoal e auto-estima, e promove a alegria e o optimismo. Signo: Aquário, Gémeos, Leão.

Laranja – Esta energizante cor promove a estimulação, alegria e o sucesso. Faça uso da vela de cor laranja para a prosperidade, poder, acção, construção de energia e coragem. Pode também ser utilizada para questões de carácter  legal, limpeza atitudes negativas e trazendo felicidade e entusiasmo. Também é usado para atrair amigos e para ter uma vida social mais activa. Signo: Gémeos.

Vermelho – Intensa, esta é a cor do fogo e da paixão. Simboliza a actividade, acção, sangue, amor, sexo, fertilidade, potência, poder, vitalidade e coragem. Use-a para invocar o elemento do fogo. Signo: Escorpião.

Castanho – Cor da terra. Auxilia no pensamento claro e em tomadas de decisão. Promove a concentração, a intuição, o ganho material, a riqueza, o senso comum, e a estabilidade. Também promove a intuição e habilidades telepáticas. Diz-se para ajudar a localizar objectos perdidos. Também é usado para proteger e curar animais. Signo: Escorpião.

Paz e Luz