Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante: a autocompaixão, que nada mais é que tratar-se com carinho, gentileza, como se fosse o seu melhor amigo.
Simples, não acha? É sobre isso que vamos falar.
A autocompaixão é um superpoder que todos nós temos e pode fazer uma diferença enorme na nossa vida.
Vamos descobrir mais sobre isso?
Sê gentil consigo mesmo
A autocompaixão começa com a gentileza. Trate-se com carinho, tal como trataria um amigo querido. Em vez de criticar-se e julga-ser, seja compreensivo e acolhedor com as suas falhas e dificuldades. Todos nós temos momentos difíceis, e é importante sermos os nossos maiores apoiadores.
Aceite as imperfeições
Ninguém é perfeito, e está tudo bem! Aceitar as suas imperfeições é um acto de autocompaixão. Em vez de cobrar-se por não ser “o melhor” em tudo, valorize as suas qualidades e reconheça que está num constante processo de aprendizagem e crescimento. Lembre-se de que somos seres humanos e é normal cometer erros. Quem nunca?!
Cuide das suas necessidades
A autocompaixão também envolve cuidar das suas necessidades sejam elas físicas, emocionais e/ou mentais. Tire um tempo para si mesmo e faça coisas que o deixem feliz e equilibrado. Pratique o autocuidado, tire momentos de descanso e patique actividades que tragam prazer. Coloque-se em primeiro lugar, você merece não merece?
Reflita sobre si mesmo
Tire um tempo para conhecer-se melhor. Faça uma autorreflexão honesta sobre suas emoções, pensamentos e comportamentos. Entenda as suas limitações e padrões negativos. Contudo, lembre-se: a autorreflexão não é para julgar-se, e sim, para compreender-se e procurar o crescimento pessoal.
Aprenda com as suas experiências
Em vez de afundar-se em autocríticas, transforme as suas experiências de vida, em oportunidades de aprendizagem. Reconheça que todos nós cometemos erros e enfrentamos desafios constantemente. Encare por isso, essas situações como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento. Celebre as suas conquistas e aprenda com os obstáculos.
Cultive a gratidão por si mesmo
Reconheça as suas qualidades, talentos e conquistas. Pratique a gratidão por tudo o que é e por tudo que já realizou. Valorize-se e seja grato pela pessoa incrível que é.
Lembre-se de que É único e especial.
Seja o seu maior defensor
A autocompaixão também envolve, ser o seu próprio defensor. Não permita que a voz crítica interna te derrube. Sê o teu maior aliado e acredite no seu potencial. Esteja presente para si, apoie-se e encoraje-se nas adversidades. Sabemos que é capaz de superar qualquer desafio.
E que tal? Vamos abraçar o poder da autocompaixão?