O ressentimento é o sentimento de desprazer ou indignação em relação a algum ato ou comentário insultuoso ou injurioso.
Lembre-se:
A pessoa que guarda ressentimento prejudica a si mesma: Guardar ressentimento é como magoar-se a si mesmo e esperar que outra pessoa sinta a dor. O ressentimento fere mais você do que a pessoa com quem você está ressentido.
Guardar ressentimento é opcional: Não podemos controlar o que outra pessoa diz ou faz, mas podemos controlar nossa reacção a isso. Guardar ressentimento não é a única opção.
Coisas que podes fazer para evitar o ressentimento:
É você quem decide guardar ou não ressentimento: Guardar ressentimento é uma escolha e perdoar também é. Quando você está disposta a perdoar, você consegue ter uma atitude mais positiva ao tratar de problemas.
Avalie-se de forma honesta: Pergunte-se: Costumo guardar mágoa? Fico ofendida com facilidade? Tenho a tendência de criar problemas por coisas pequenas? Será que sou assim?
Decida se vale discutir o assunto: Você não precisa conversar sobre as coisas que te incomodam, às vezes, é melhor não dizer nada e esquecer o assunto, e se realmente precisa conversar, espere até ficar mais calma.
Entenda o que significa perdoar: O verbo perdoar as vezes é traduzido de uma palavra que, no idioma original, passa a ideia de deixar algo ir embora. Perdoar não quer dizer que você deve minimizar a ofensa ou fingir que ela nunca aconteceu, perdoar envolve decidir deixar passar a ofensa, entendendo que guardar ressentimento pode prejudicar mais a sua saúde do que a ofensa em si.
Paz e Luz!