O Shiatsu é uma prática terapêutica com bases na medicina tradicional oriental, a sua principal missão é de encaminhar os seus praticantes para um estado completo de saúde e de bem-estar. Shiatsu é uma palavra japonesa que significa pressão com os dedos (shi=dedo e atsu=pressão).
É feita através da pressão, com as mãos e dedos nos pontos vitais do corpo, que ajudam a reequilibrar a nossa energia interna, para uma cura natural e progressiva.
O Shiatsu tem as suas origens na prática Tao Yin que tem mais de dois mil anos de existência. Conhecido durante muito tempo como Anma, o shiatsu ganhou estatuto próprio ao integrar as práticas de fisioterapia e de quiropraxia. No início do século XX, o terapeuta japonês Tamai Tempaku associou os conhecimentos modernos de anatomia e de fisiologia aos métodos de tratamento orientais antigos e obteve o primeiro esboço do Shiatsu, em 1964 o governo japonês reconheceu o Shiatsu enquanto terapia independente e distinta.
Recorrendo à pressão dos dedos, o Shiatsu trabalha em cima dos canais de energia do corpo, para equilibrar o fluxo da energia vital da vida (ki – não vemos, mas sentimos). O ki dá ao corpo a capacidade de se defender das doenças, garantindo assim, o seu funcionamento pleno.
Curar com as mãos é a base do shiatsu o terapeuta utiliza os dedos, as palmas das mãos, os cotovelos e os joelhos para pressionar, alongar e massagear o corpo nos pontos adequados.
O principal objectivo do shiatsu é devolver ao corpo elevados níveis de energia, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos, estimulando a resistência natural do organismo contra as doenças e outros problemas de saúde (físicos, emocionais e psicológicos). Está indicado principalmente para:
•Dor de cabeça,enxaqueca
•Dor nas costas, coluna, pescoço, ombros
•Dificuldades emocionais (depressão, baixa auto-estima)
• Stress, tensão e ansiedade
•Cansaço e fraqueza
•Insónias
Paz e Luz!